Geografia economica
RESUMO DA APOSTILA DE GEOGRAFIA ECONÔMICA
BELO HORIZONTE / MG
2012
PEQUENA HISTÓRIA DA ECONOMIA
Embora a economia tenha sido tema abordado por diversos estudiosos, tendo inclusive intitulado como pai da economia o filósofo britânico Adam Smith (1723-1790) pela sua obra “A riqueza das nações”, ela só se transformou em uma área de conhecimento no século XIX.
É certo que antes que ele criasse tal obra, já havia na antiguidade relatos de pensadores sobre o tema, como exemplo Aristóteles que levantou o tema sob a perspectiva da arte de aquisição de riqueza bem como a natureza da propriedade privada e pública. Temos também falas de outro pensador importante na idade média, Thomas de Aquino que levantou o tema sobre a obrigação moral de se cobrar um justo preço no comércio de mercadorias. Em seguida, com o renascimento, aparece então a teoria mercantilista, onde surge uma política de comercio preocupada em atender os interesses nacionais, o que por sua vez causa impacto na circulação de mercadorias e acumulação de riqueza, criando-se assim as primeiras indústrias modernas.
Nesse contexto que aparece então Adam Smith com sua teoria, provando então uma influencia recíproca entre mudanças econômicas e o desenvolvimento de novas teorias econômicas. Surge então a economia clássica que apresenta como expoentes Thomas Malthus, David Ricardo e John Stuart Mill. Estes propõem uma abordagem sobre a natureza dos agentes econômicos.
Logo a frente, meados do século XIX, é elaborada uma teoria econômica de grande relevância por parte de Karl Marx, que defende está em pratica um regime desigual, injusto e alienado, haja visto que a acumulação de riqueza acontece a partir da exploração da classe trabalhadora. Já para contrabalancear com essa visão de Marx, defendendo os interesses do imperialismo econômico, surge a teoria neoclássica que buscava apresentar uma abordagem positiva do tema.
Mais as frentes têm a teoria Keynesiana, que se fortalece logo