GEOGRAFIA DOS CONTINENTES MERIDIONAIS
O presente trabalho pertence a cadeira de Geografia Regional e tem como o tema características dos continentes Meridionais que significa todos continentes que se situam ao sul do equador que são eles; América do Sul, Africa Austral, Oceânia, Ansttartica e as ilhas do Pacifico.
São objectivos deste trabalho os seguintes;
Geral;
-Caracterizar os continentes meridionais.
Especificos
-caracterizar os aspectos ficos naturais dos continentes
-especificar as características socio económicas dos continentes,
A metodologia usada para a realização deste trabalho foi a consulta Bibliográfica através de Várias obras consultadas na Biblioteca da cidade e alguns sites condultados na Internet.
AMERICA DO SUL
1.1 SITUAÇÃO GEOGRAFICA E CÓSMICA E ESPECTOS GERAIS “O Continente Sul Americano, localiza-se a sua maior parte na zona tropical, tendo como limites naturais : à Norte o mar de caribe; a leste, nordeste e sudeste com o oceano atlântico e a oeste com o oceano pacifico. Os pontos extremos da América do sul compreende a norte a ponta Galina, na Colômbia, a leste a ponta dos seixas, no Brasil e a oeste a ponta parinas, no Peru” (www.google.com.br).
Limita-se à norte e sul as latitudes 12º 11' Norte e 56º 31' sul, a América do sul atinge o ponto mais oriental do continente: 34º 45' longitude oeste.
A sua extensão é de 17.810 000 Km2; a largura máxima (este a oeste) é de 5 150 km e o comprimento máximo (norte a sul) é de 7 650 km; a população é de 233 milhões de habitantes, a sua densidade populacional é de 13 hab/Km2 (1)
A América do Sul ocupa em quarto lugar dos continentes em termos da sua extensão, ocupando cerca de 12% da superfície terrestre. A sua maior parte pertence à América Latina com excepção da Guiana e do Surinão. A América do sul tem uma configuração idêntica à da América do norte. Desenha um grande triângulo cujos vértices são o istmo do Panamá, a norte, o cabo de S. Roque a Oriente cabo Horn a sul. Os primeiros habitantes deste