Geografia Agrária
Comentário:
Após a última glaciação, por volta de 10000 anos a.C., as alterações do clima,tempestades de neve, ventos violentos, frio rigoroso e empobrecimento da cobertura vegetal da terra.foram dando maior espaço para o desenvolvimento da técnica agrícola,pois era a solução que o homem encontrava naquele momento. Esse período se chama Neolítico, onde o homem deixou de depender da caça e da coleta para sobreviver da agricultura e criação de animais,logo não precisava mais se deslocar para garantir seu sustento e o de sua família. Assim,foram construídas tribos e aldeias inicialmente e depois foram fundadas as cidades. Eles produziam armas e ferramentas mais resistentes usando madeira e depois descobriram o metal e foram se sofisticando cada vez mais. Com isso, houve o aumento de produção agrícola e trouxe consigo o aumento da população também, os grupos mais adiantados começaram a tem um poder sobre os outros, e assim começa a complexidade das sociedades. A necessidade de se proteger contra ameaças externas e de produzir em grandes áreas, ocupadas por várias aldeias ou grandes grupos familiares (as tribos), deu início à organização de Estados. Durante esse período neolítico as mudanças climáticas e geológicas foram bem pequenas, houve alterações no meio ambiente com a intervenção do homem apenas.
A organização do trabalho foi dividida em homens encarregados na caça,segurança e pesca e as mulheres com tarefas domesticas e agricultura. Haviam excedentes do que produziam,como não tinham onde estocar, começaram a trocar com outras comunidades.
A importância da mudança do modo de vida nômade para o sedentarismo é que mesmo com os objetivos diferentes de cada um sobre a produção,trouxeram novas tecnologias, acumulação de bens materiais e capital, novas culturas e novos costumes foram