Geofísica aplicada hidrogeologia
RELATÓRIO DE LEVANTAMENTO GEOFÍSICO
Natureza do Trabalho: Ensaios geofísicos de eletrorresistividade para identificação de estruturas do tipo falhas e/ou fraturas.
Cliente: ATID URBANISMO LTDA
1 INTRODUÇÃO
Atendendo à solicitação feita pela direção da ATID Urbanismo, foram realizados ensaios geofísicos eletrorresistividade para determinação de locais favoráveis à locação de poços tubulares profundos em uma área localizada no setor NNW da cidade de Rio Verde – Goiás, saída para Montividiu. A localização da área pode ser vista no anexo 1.
2 OBJETIVOS
Os levantamentos geofísicos objetivaram detectar anomalias ou assinaturas geofísicas correlacionáveis a falhas/fraturamentos, visando determinar os melhores pontos para perfuração de poços tubulares profundos.
3 MÉTODOS UTILIZADOS
Eletrorresistividade
A resistividade aparente é o parâmetro fornecido pelo método da eletrorresistividade. Seu princípio é baseado na passagem pelo solo de uma corrente contínua de intensidade I, transmitida por um par de eletrodos A e B, ligado a um emissor E (baterias ou grupo-gerador). Mede-se a diferença de potencial ΔV entre dois eletrodos M e N, conforme mostra a FIGURA 1, e a resistividade aparente (Ra) é dada pela fórmula Ra = K. ΔV/I, onde K é um coeficiente que depende das dimensões e arranjo do quadripolo AMNB.
[pic]
Figura 1 - Princípio do método da eletrorresistividade.
3.1 Caminhamento Resistividade
Objetivo
Trata-se de uma técnica de investigação horizontal, em uma ou em várias profundidades, aproximadamente constantes, a partir de medidas tomadas na superfície do terreno. A finalidade do caminhamento resistividade é estudar as variações laterais da resistividade do subsolo, sendo muito adequado para detectar contatos geológicos verticais ou inclinados, mineralizações, diques, fraturamentos e/ou falhamentos e outros corpos ou