Geodicionário
1294 palavras
6 páginas
Urbanização: Urbanização é um processo de agrupamento das características rurais de uma localidade ou região, para características urbanas. Usualmente, esse fenômeno está associado ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia. Demograficamente, o termo denota a redistribuição das populações das zonas rurais para assentamentos urbanos.Hierarquia urbana: A hierarquia urbana nada mais é do que a escala de subordinação entre as cidades, geralmente da seguinte forma: as pequenas cidades que existem aos milhares, que se subordinam as cidades médias, que existem em número menor que as pequenas cidades, estas, as cidades médias, que se subordinam às cidades grandes. As grandes cidades ou metrópoles são muito poucas.
Metrópole: metrópole, é o termo empregado para se designar as cidades centrais de áreas urbanas formadas por cidades ligadas entre si fisicamente ou através de fluxos de pessoas e serviços ou que assumem importante posição (econômica, política, cultural, etc.) na rede urbana da qual fazem parte (correspondentes, na classificação do IBGE, às metrópoles nacionais e regionais).
Sítio urbano- espaço físico sobre o qual se assentam as cidades.
Cidades espontâneas: As cidades espontâneas são aquelas, que foram se formando ao decorrer do tempo, sem nenhum preparo para atender a população e suas necessidades. Um exemplo, são as favelas, que frequentemente: falta o saneamento básico, há pouca higiêne, ocorrem desabamentos de barracos, a violência e enchentes.
Cidade planejada: É uma cidade que não se desenvolveu espontaneamente, ou seja, é uma cidade que foi construída, por alguma razão, em um local previamente escolhido, com definição antecipada de seu plano arquitetônico, de seu zoneamento urbano etc.
Megalópole: Uma megalópole é uma extensa região de pul, pluri-polarizada por metrópoles conurbadas. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade. São encontradas em regiões de intenso desenvolvimento urbano, e