Geocentrismo, heliocentrismo e outros
Heliocentrismo consiste num modelo teórico de Sistema Solar desenvolvido pelo astrônomo e matemático polonês, Nicolau Copérnico (1473-1543). Conforme Copérnico, a Terra e os demais planetas se movem ao redor de um ponto vizinho ao Sol, sendo este, o verdadeiro centro do Sistema Solar. A sucessão de dias e noites é uma consequência do movimento de rotação da Terra sobre seu próprio eixo. O modelo, também chamado de sistema copernicano, não foi aceito pela Igreja Católica, que adotava a teoria do Geocentrismo, elaborada por Ptolomeu. A teoria Heliocêntrica foi aperfeiçoada e comprovada por Galileu Galilei, Kepler e Isaac Newton. Atualmente, é a mais aceita entre a comunidade científica.
Teocentrismo é a concepção segundo a qual Deus é o centro do universo, que tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e não há outra razão além do desejo divino sobre a vontade humana. Teocentrismo é oposto ao Antropocentrismo. Esse pensamento teria dominado a idade média, com a opressão do pensamento, limitando o homem a creditar em uma única verdade, sendo depois sucedido pelo pensamento moderno antropocêntrico.
Antropocentrismo é o homem no centro do Universo a partir da qual esse homem se coloca como um ser racional, valorizando questões ligadas à matéria. É o retrato do homem Renascentista, que acredita tudo ser explicado através da razão e da ciência, em oposição à idéia medieval. Esta mudança de mentalidade