Geo
Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral – Turma: 3001
Data de entrega: 9 de abril de 15
Professora: Magda
Disciplina: Geografia
Alunos(as): Byanca Ramalho 5 Larissa Barbosa 14 Larissa Ribeiro 15 Laryssa Ferreira 16 Yrlas Rocha
Introdução
Países centrais, são aqueles que detém maior poder político, econômico e militar. São eles que produzem novas tecnologias, exportam produtos culturais e bens de alto valor, por exemplo, Estados Unidos e Japão.
Países periféricos, são aqueles que dependem dos países centrais, tem economias pouco desenvolvidas, possuem pouca influência no cenário internacional, por exemplo, Uruguai e Iraque.
Nesses países são vistos diferentes pontos e aspectos diferentes em relação a sua industrialização e seus tecnopólos, a formação dos avanços tecnológicos.
China:O rápido avanço das indústrias da China ocorreu no princípio da década de 50 do século passado. Após a fundação da Nova China em 1949, o setor entrou num período de recuperação completa e desenvolvimento. Antes da adotação da política de abertura ao exterior em 1978, a China estabeleceu basicamente o sistema econômico e industrial mais ou menos completo. Tanto a indústria tradicional como o petróleo, as novas indústrias, a química e elétrica conseguiram rápido progresso. Sendo as indústrias de alta tecnologia, as indústrias nucleares e aeroespaciais registraram novo avanço. A partir de fins dos anos 70 do século passado, o desenvolvimento das indústrias chinesas tem acelerado os passos. Entre 1979 e 2003, o valor acumulado das indústrias mantém um crescimento anual acima de 10%. Depois de 50 anos de desenvolvimento, a produção dos principais produtos industriais aumentou a um ritmo de dezenas ou até centenas vezes. Vários produtos industriais foram vendidos