Geo política
Esses conflitos políticos Lugansk - Trocas de artilharia intensas entre as forças do governo ucraniano e separatistas apoiados pela Rússia ocorreram, nesta segunda-feira, perto de uma cidade estratégica no leste da Ucrânia. Os confrontos ameaçam o acordo de cessar-fogo fechado por líderes europeus na semana passada.
Segundo os termos do acordo negociado pelos líderes da Ucrânia, Rússia, Alemanha e França, os lados em confronto começariam a retirar as armas pesadas da linha de frente na terça-feira. Esse plano já parece está em risco, com os rebeldes dizendo que não estava satisfeitos com as condições reunidas para que o processo continuasse.
Jornalistas da Associated Press, em Luhanske, uma cidade controlada pelo governo a 15 quilômetros a noroeste do disputado centro ferroviário de Debaltseve, disseram ter ouvido bombardeios regulares hoje. Algumas das artilharias pareciam vir de longe, sugerindo que poderiam ser de tropas ucranianas.
Debaltseve, ainda nas mãos do governo, continua sendo disputada, apesar do cessar-fogo. Os rebeldes insistem que a cidade deve ficar sob seu controle, visto que foi cercada por seus combatentes.
Um lançador de foguetes carregado foi visto sendo apontado na direção de Debaltseve, mas ele não foi acionado enquanto os jornalistas da Associated Press estavam presentes.06/02/2015 Europa tenta frear confronto entre Rússia e Ucrânia
A primeira-ministra alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, vão à Moscou para reunião com presidente russo Vladimir Putin. Eles tentarão fechar um acordo de paz para o conflito que já matou mais de cinco mil pessoas.
Bom Dia Brasil foi transmitido pela Rede Globo em sexta-feira 6 fevereiro 2015 à(s) 08:20 hora(s).
Ads
Clique aqui para ver o