Genética
Sabendo-se que a entropia é diretamente proporcional ao grau de desordem no sistema, ou seja, qto maior a desordem maior o grau de entropia. Então, gostaria de saber como acontece a diminuição desta entropia no mecanismo de catálise das enzimas...
Ela é proporcional à temperatura também (temperatura é quase sinônimo de entropia). Então o processo enzimático também libera energia, que aumenta a velocidade da ação das enzimas. Além disso, a quantidade de substrato de ação delas também é um fator. Portanto:
1 - O tempo leva à redução da quantidade de substratos processados pela enzima;
2 - A perda de energia sob forma de temperatura para o entorno e a redução do processo químico reduzem a temperatura do ambiente em questão; função também do tempo, o tempo leva ao esfriamento;
3 - As moléculas se acomodam e tendem a parar, organizando-se em locais onde o nível de energia química é menor. Isso não pode ser considerado como natural da catálise, já que ela geralmente é induzida por ATP ou outra fonte de energia local, e portanto, não é uma tendência de redução da entropia própria da enzima, mas de controle secundário (exemplo, acidez do meio de ação)
4 - Um outro fator controlado por RNA leva ao controle secundário dessas enzimas ativas por uma outra enzima, que pode atuar como co-administradora do evento, de forma que o meio pode induzi-la a estimular ou parar a enzima de catálise, através de complexos processos de equilíbrio químico.
5 - Absorção dessa energia liberada para composição de novas moléculas de ATP, que servirão de fonte de energia posterior.