Genética Humana
PSICOLOGIA, 3º PERÍODO “B”, NOTURNO
GENÉTICA E COMPORTAMENTO
Natal/RN
Questões da Atividade Prática:
1) Já que a molécula de DNA é muito pequena, por que foi possível visualizar o DNA do morango? Foi possível extrair o DNA do morango porque através de um método simples, várias etapas acabaram com a extração dessa molécula. Na primeira etapa, foi possível ver a destruição da parede celulósica que envolve a célula vegetal. Já na segunda, o detergente foi responsável pelo rompimento da membrana citoplasmática e da liberação do DNA no suco. Assim, com a adição do álcool, foi possível separar essa molécula do resto do suco. Com esse experimento, provamos a existência do DNA através dos resultados obtidos.
2) Qual a função do sal de cozinha no DNA? A função do sal proporcionou o DNA um ambiente favorável, pois o sal contribuiu com os íons positivos que neutralizaram a carga negativa do DNA, para que assim as numerosas células de DNA pudessem coexistir na solução, através da precipitação das proteínas. Assim possibilitando que a molécula do DNA apareça no final da pratica.
3) Qual o papel do detergente neste experimento? O detergente irá lizar as membranas, visto que estas são constituídas de lipídios, estes são insolúveis em água, mas são solúveis em detergente. Com a ruptura dessa membrana o conteúdo celular, incluindo as proteínas e o DNA, soltou-se e dispensou-se na solução.
4) Por que a temperatura é importante para que ocorra a separação da molécula de DNA? O aumento da temperatura promove uma maior agitação molecular, o que ajuda o detergente a desestabilizar as membranas lipídicas. Além disso, a alta temperatura inativa enzimas que podem degradar o DNA. E as proteínas é quebrada através do calor.
5) Compare o resultado do seu grupo com outros dois grupos, destaque as diferenças e semelhanças. Analisamos que os resultados dos dois grupos ou mais, deram os mesmos resultados.