Genética 9º Ano
A informação genética encontra-se no núcleo da célula eucariótica.
O ADN tem como funções:
Armazenar informações genéticas;
Controlar o funcionamento das células;
O ADN (ácido desoxirribonucleico) é formado por duas cadeias de nucleótidos, enrolados em dupla hélice. O nucleótido é a base do ADN e é formado por:
Uma molécula de um açucar;
Um grupo fosfato;
Uma base azotada – timina, adenina, guanina e citosina;
A parte exterior do ADN é constituída pelas moléculas de desoxirribose e pelos grupos fosfato. A parte interior é constituída pelas ligações de bases azotadas: timina com adenina e guanina com citosina. Gene – Segmento de ADN que determina uma certa característica. É a unidade de informação genética. Os genes codificam e regulam a síntese das proteínas que evidenciam as características exibidas. Genoma – Conjunto de todos os genes de um individuo.
No interior do núcleo, o ADN associado a proteínas forma a cromatina. Quando a célula se encontra em divisão, a cromatina condensa e forma cromossomas. Estes são o suporte físico dos genes.
Cariótipo – conjunto de todos os cromossomas de um individuo. Os pares de cromossomas humanos são numerados de 1 a 23. Existem 23 pares de cromossomas idênticos nos dois sexosautossomas e um par de heterossomas, que forma o 23º par e difere nos dois sexos. Se for rapariga, o par é XX, se for rapaz o par é XY.
O óvulo transporta um cromossoma sexual X, o espermatozoide pode conter X ou Y. Se o ovulo for fecundado por um cromossoma X, o ser será do sexo feminino. Se for fecundado por um cromossoma Y, o ser será do sexo
♂
♀
X
Y
X
X
XX
XX
XY
XY
masculino. As células do nosso corpo têm 46 cromossomas. Na formação das células sexuais ocorre uma redução do número de cromossomas para metade. As células sexuais têm
26 cromossomas. A