Genetica
Introdução à genética
Os genes presentes nos cromossomos são a grande fonte de estudo da genética.
A genética é o campo da biologia que estuda a natureza química do material hereditário, isto é, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração (dos pais para os filhos).
Além de auxiliar na identificação de anormalidades cromossômicas, ainda durante o desenvolvimento embrionário, promove em caráter preventivo e curativo a utilização de terapias gênicas como medidas corretivas.
A maior colaboração para a genética atual foi dada pelo monge Gregor Mendel, através de seus experimentos com ervilhas e a proposição de suas leis (segregação independente), mesmo antes de se conhecer a estrutura da molécula de DNA.
ORIGEM DA GENÉTICA
Genética é a área da Biologia que estuda a herança biológica, ou hereditariedade, que a transmissão de características de pais para filhos, ao longo das gerações. A genética desenvolveu-se de maneira expressiva apenas no século XX.
Os filósofos da antiga Grécia divergiam quanto às explicações para hereditariedade. Vamos observar algumas explicações destes filósofos:
a) Alcmeon de Crotona, um discípulo de Pitágoras de Samos que viveu por volta de 500 a.C., acreditava que os homens e mulheres tinham sêmen e que este seoriginava no cérebro; segundo ele, o sexo das crianças era determinado pela preponderância do sêmen de um dos pais, ocorrendo hermafroditismo se os dois estivessem em igual proporção.
b) Anaxágoras de Clazomene ( 500 – 428 a.C.) postulava que o sêmen ocorria apenas nos homens e continha um protótipo de cada órgão do futuro ser; as fêmeas atuariam apenas como receptoras e nutridoras do ser pré-formado. Ele propôs também que os meninos eram gerados no lado direito do corpo e as meninas, no lado esquerdo.
c) Empédocles de Acragas ( 492-432 a. C ), o calor do útero era decisivo na determinação do sexo dos bebês: