Genetica
CAMPUS: RANGEL
Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Curso de Psicologia
2° Semestre
PAOLA BRITO DA SILVA
FABIO B. DE CINTRA SOUZA
TRABALHO DE GENETICA
Hemangioendotelioma epitelióide do pulmão
Santos
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)
CAMPUS: RANGEL
Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Curso de Psicologia
2° Semestre
TRABALHO DE GENETICA
Hemangioendotelioma epitelióide do pulmão angiossarcoma epitelioide do pulmão
PAOLA BRITO DA SILVA RA: C192BD-0 FABIO B. DE CINTRA SOUZA RA:
Santos
2014
1. INTRODUÇÃO
Faremos uma breve introdução de uma doença de hemangioendotelioma epitelioide (HEE) O hemangioendotelioma epitelioide e um tumor vascular raro, de baixo grau de malignidade, com origem nas células endoteliais, que se pode desenvolver em qualquer tecido. Os tumores vasculares de alto grau são denominados angiossarcomas epitelioides. Quando estes tumores surgem no pulmão são habitualmente o resultado de metástases de um tumor primário da pele, coração, mama ou figado1. O tumor primário do pulmão e extremamente raro, tendo sido descrito pela primeira vez por Dail e Liebow, em 1975, com a denominação de intravascular sclerosing bronchioalveolar tumor.
Até ao momento não foram encontradas estratégias terapêuticas eficazes para este tipo de tumor, sendo que o seu prognostico e geralmente reservado.
Escolhemos essa doença pela Paola ter tido um caso na família avô teve hemangioendotelioma epitelioide com angiossarcomas epitelioides e veio falecer logo depois, que apesar de ter ocorrido há 30 anos atrás não houve mudanças no tratamento dos mesmo, que acabam sempre falecendo entre sete e nove meses depois.