genetica
A glicose é um dos principais produtos da fotossíntese e inicia a respiração celular em seres procariontes e eucariontes. É um cristal sólido de sabor adocicado, de formula molecular C6H12O6, encontrado na natureza na forma livre ou combinada.
O amido, por ser um polímero de glicose, quando sofre a ação da enzima amilase, quebra-se em várias moléculas de glicose. Isso significa que ao ingerirmos alimentos ricos em amido, estamos consequentemente ingerindo glicose.
A glicose (C6H12O6) contém seis átomos de carbono e um grupo aldeído e é consequentemente referida como uma aldohexose. A molécula de glicose pode existir em uma forma de cadeia aberta (acíclica) e anel (cíclica) (em equilíbrio), a última sendo o resultado de uma reação intramolecular entre o átomo C do aldeído e a grupo hidroxil C-5 para formar um hemiacetal intramolecular.Tem função de regulador de energia, participa das vias metabólicas, além de ser precursora de outras importantes moléculas.
A falta e o exesso de glicose pode causar HIPOGLICEMIA ou HIPERGLICEMIA.
A Hipoglicemia acontece de tempos em tempos, para todos que tem diabetes, é o baixo nivel de glicose no sangue. A maneira mais rápida de aumentar a glicose no sangue é através da ingestão de alguma forma de açúcar. É importante tratar a hipoglicemia rapidamente, porque a hipoglicemia pode piorar . Se chegar a este ponto, será preciso um tratamento imediato, através de injeções de glucagon ou tratamento de emergência em um hospital.
A Hiperglicemia é a causa principal de complicações diabéticas e acontece de tempos em tempos, para todas as pessoas que têm diabetes, é o alto nivel de glicose no sangue. Quando a glicose estiver alta, além da injeção de insulina, o nivel de glicose é diminuido no sangue através do exercício, a menos que cetonas estejam presentes na urina. Fazer o teste glicêmico (ponta de dedo) e, em seguida, tratar a glicemia alta precocemente, irá ajudar a evitar problemas associados com hiperglicemia .