genetica
Atividade 1 – texto 2
A Genética é uma ciência que desperta grande interesse por tratar de temas que estão diretamente relacionados com a vida do homem. Enfatiza a evolução, a hereditariedade e o melhoramento. Muitos dos avanços da humanidade para o próximo milênio, certamente virão de descobertas e aplicações de princípios genéticos.
Apesar da motivação pelos temas abordados na Genética, o ensino de seus tópicos não tem sido tarefa fácil, talvez porque a genética abranja várias áreas e associa princípios probabilísticos e conceitos fundamentais de biologia. Mesmo entre os geneticistas, há grande diversidade de especialização, destacando as áreas de citogenética, mutagênese, evolução, genética molecular, quantitativa e de populações.
O início das descobertas: A GENÉTICA MENDELIANA
O Monge Gregor Mendel (1822-1884) é chamado, com mérito, o pai da genética. Realizou trabalhos com ervilha (Pisum sativum 2x=14 ) no mosteiro de Brunn, na Áustria, chegando a algumas brilhantes conclusões sobre a transmissão das características hereditárias. Mendel não foi o único da época a realizar pesquisas neste campo, mas foi o que obteve maior sucesso, devido à metodologia e ao material escolhido. Publicou o resultado de seus trabalhos em 1866, mas recebeu pouca atenção da comunidade científica de então.
Em 1900 o trabalho de Mendel foi redescoberto por outros pesquisadores. Cada um deles obtiveram, a partir de estudos independentes, evidências a favor dos princípios de Mendel, citando-o em suas publicações.
Em 1905, o inglês William Bateson, batizou essa ciência Figura1- Gregor Mendel que começava a nascer de Genética. Saber a história das descobertas parece, às vezes, uma bobagem. No entanto, talvez a melhor forma para entendermos e conseguirmos raciocinar sobre questões complexas seja percorrendo os mesmos caminhos e entendendo os experimentos feitos pelos pioneiros que, com certeza, partiam apenas de uma suposição, buscando