Genese, Formação e Evolução Ética
EVOLUÇÃO ÉTICA
Em que raízes se sustentam as condutas humanas , quais os fundamentos do que é ético, só podemos encontrar respostas remontando aos aspectos da gênese ou das formações originárias de tal fenômeno.
Só a partir das bases pode-se compreender como se formam os obstáculos e cuidados que ocorrem e que devem merecer atenções.
BASES MENTAIS E CONDUTA
Sendo a conduta observável, uma consequência de vontade e esta de uma consciência, tudo o que reside nas áreas da mente, d o espírito, interessa ao estud o d a Ética.
Embora sem perder sua autonomia científica, a Ética tem, por conseguinte, ligações muito fortes com as doutrinas mentais e espirituais, pois , em verdade, são fontes de conhecimentos que interessam diretamente à análise das virtudes.
Tais territórios ainda reservam muitas surpresas no campo do conhecimento, pois, muito existe a conquistar nesses domínios.
Já no início do século XX, pensadores como Bergson advertiam sobre as imensas neblinas que encobriam grande parte dos estudos relativos à energia espiritual. 1
Sobre os domínios de nossa mente , com propriedade filosófica, afirmou que toda consciência a ele se afigurava como uma antecipação do futuro e lecionou que "Reter o que já não mais existe, antecipar sobre o que não existe
ainda, esta a função básica de nossa consciência. "2
1. BERGSON, Henri. Conferência feita na Universidade de Birmingham em 29 de maio de 1911.
2. Ibid em.
GÊNESE, FORMAÇÃO E EVOLUÇÃO ÉTICA
47
Os estudos científicos da mente chegaram a conclusões comuns no que tange à influência dos conhecimentos adquiridos nas primeiras idades, em relação às estruturas dos pensamentos, logo, das ações.
Parece não haver dúvida de que a fonte das estruturas mentais, destinadas a seguirem, ao longo da vida, como predominantes, são as havidas no passa do .
Outros sentimentos de maior influência podem até ocorrer, mas encontram sempre a barreira das impressões formadas nas primeiras