Generos
Por existirem várias esferas de comunicação os elementos são marcados pelas especificidade de cada uma dessas esferas . Diante dessas situações comunicativas , dependendo da situação o locutor precisa fazer escolhas, a escolha de um gênero particular determinada em função de alguns fatores , com finalidades específicas de cada situação comunicativa .
Em cada enunciado é possível perceber a intenção discursiva que determina todo o enunciado , é um momento subjetivo do enunciado , formando uma unidade indissolúvel com o aspecto do sentido do objeto . O seja , todo enunciado produzido pelos sujeit-locutor é constituido tendo como base uma forma padrão de estruturação , ralativamente estável . dispomos de um rico repertório de gêneros discursivos , orais e escritos .
Por encontrarmos diferentes situações sociais que geram um determinado gênero , com caracteristicas composicionais e estilísticas próprias , podemos dizer que tanto organizamos os enunciados em diferentes formas " genéricas " . a idéia que Bakhtin defende é que mesmo os enunciados sendo determinados por gêneros com referentes