Linux
GNOME – UBUNTU
O GNOME é um gerenciador de janelas responsável pelo tratamento dos programas de um sistema. Entenda isso como o seguinte: Os programas gráficos são escritos sem aquelas bordas e sem aqueles botões(como minimizar maximizar e restaurar), essas partes(chamados janelas) são tratadas pelo gerenciador de janelas.
O grande problema de misturar aplicativos é que o Gnome utiliza uma biblioteca diferente, isto quer dizer quando carregamos qualquer programa do KDE no Gnome ou vice-versa o sistema terá que carregar também a biblioteca que corresponde, o que leva alguns segundos a mais, e prejudica o desempenho do sistema.
Interface simples e limpa onde qualquer usuário de pouco habilidade consegue interagir com o sistema.
Por ser um interface voltada para todos os usuários, o GNOME obedece uma estrutura disciplinada, portanto, o usuário que sai de um sistema Windows, e vai navegar no universo Linux com uma interface GNOME, não encontra muitas dificuldades.
O Gnome sendo uma das interfaces mais ultilizada pelos os usuários por conta de sua facilidade de uso e familarização.
Por ter uma interface gráfica amigável e aceita, junto ao LibreOffice, o GNOME se torna uma interface muito produtiva por ser fácil de alternar entre as janelas, e também boa para o uso profissional quanto para o uso cotidiano.
E com poucos cliques pode se chegar em todas as ferramentas do sistema, assim facilitando as aplicações que serão feitas pelo usuário.
LXDE - LUBUNTO
O "Lightweight X11 Desktop Environment", é um ambiente de área de trabalho extremamente rápido, ágil e poupador de energia. Ele é mantido por uma comunidade internacional de desenvolvedores e vem com uma bonita interface com o usuário, suporte a múltiplos idiomas, atalhos de teclado padrões e características adicionais, como um gerenciador de arquivos com navegação em