generos textuais
A interação de gênero textual e linguagem corporal fazem com a criança desenvolva não só a coordenação motora, mas também o intelectual, fazendo com que assim, possibilite o total desenvolvimento da criança.
Conclui-se então que tanto o gênero textual quanto a linguagem corporal possuem um papel fundamental na vida de uma criança, pois com ela é trabalhado o seu cotidiano, fazendo com que ela não só aprenda, mas vivencie seu aprendizado.
Os gêneros textuais são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. Definidos por composições funcionais, objetivos anunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, instituições e técnicas. Ao contrário dos tipos textuais, os gêneros possuem número ilimitado, enquanto os tipos possuem cerca de meia dúzia de categorias: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção. Um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Um tipo textual está contido num gênero e nunca ao contrário. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas, sem perder sua funcionalidade.
Os textos da ordem do narrar materializaram na produção dos alunos como textos dramáticos para teatro de fantoches, paródias, fábulas, poemas, os quais possibilitaram aos alunos extrapolar a realidade, descobrindo assim o mundo da imaginação. Há propostas que focalizam o conhecimento textual referente às características da linguagem poética ou à estrutura global de textos narrativos, além dos aspectos estruturais de textos do tipo poético, narrativo e