Generos textuais
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 ANALISES 5
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9 INTRODUÇÃO
O assunto abordado nesse trabalho são os gêneros textuais que são textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Esses apresentam características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal.
Iremos nos aprofundar em alguns textos que foram escolhidos pelo fato de estarem presentes tanto na comunicação pessoal, empresarial como na vida civil.
Através deste trabalho pretendo fixar meus conhecimentos obtidos nas teles aulas, pois esse tema trata da importância e da contribuição dos gêneros textuais na ordenação e estabilização das atividades comunicativas.
A relevância maior de tratar os gêneros textuais esta no modo todo especial no ensino de língua, já que eles contribuem na produção de textos evitando a produção de partes soltas.
Como citado acima o critério utilizado na escolha desses textos em questão foi o da diversidade e a usabilidade dos mesmos em nosso cotidiano, os textos escolhidos foram: Carta, Recibo e Declaração e o método de pesquisa utilizado foi o livro da própria instituição e a Internet.
DESENVOLVIMENTO
Com o tema já estabelecido pelo tutor o que facilitou para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado o método de pesquisa em fontes como o livro da faculdade, a biblioteca virtual e outras páginas na internet onde foi possível encontrar vários textos sobre o assunto dentre eles teorias objetivas que me ajudaram a identificar os vários tipos de gêneros textuais onde eles estão presentes no nosso cotidiano, suas estruturas e funções.
Conforme a teoria literária de Bakhtin (Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1895 - 1975) um lingüista russo, que ficou conhecido por seu trabalho ser considerado influente na área de teoria literária, crítica literária, sociolingüística, análise do discurso e semiótica. Bakhtin também