Genero vibrion
O Reino monera é composto por bactérias e cianobactérias. Podendo ser marinhas, terrestres e ainda parasitas. Por serem os seres vivos mais primitivos da Terra, eles também são os que estão em maior número. Por exemplo, em um grama de solo fértil pode haver 2,5 bilhões de bactérias, 400 mil fungos, 50 mil algas e 30 mil protozoários. As bactérias tem importância fundamental no meio ambiente, assim como qualquer ser vivo. Elas podem trazer benefícios ao meio ambiente. São decompositoras atuando na reciclagem da matéria, devolvendo ao ambiente moléculas e elementos químicos reutilizáveis por outros seres vivos, podem ser utilizadas nas indústrias de alimentos fazendo a fermentação de queijos, iogurtes entre outros derivados do leite. Usados na indústria farmacêutica na fabricação de antibióticos e vitaminas e ainda na indústria química na produção de álcoois como o etanol, metanol entre outros.
Tem importância genética, pois com a alteração de seu DNA, podem-se fazer produtos de interesse dos seres humanos, como insulina. Atuam na fixação do Nitrogênio retirando-o do ar e o fixa no solo, servindo de alimentação para as plantas.
Entretanto muitas bactérias são prejudiciais ao homem causando diversas patologias. Como exemplo temos a família Enterobacteriace que é formada por bactérias Gram-negativas muito abundante onde a maioria dos gêneros que a compõem são patogênicos. Este trabalho visa descrever de forma simplificada os principais gêneros pertencentes a esta família, exemplificando suas estruturas, doenças e sintomas por eles causados.
Família Enterobacteriaceae
Grupo de bacilos G- encurvados ou retos, anaeróbios facultativos, que podem ou não apresentar motilidade (flagelos) e que possuem muitas propriedades em comum. Embora possam ser encontradas amplamente na natureza, a maioria habita os intestinos do homem e dos animais.
Elas são associadas à quadros diarréicos e desintéricos, podendo também estar associadas à quadros de