Generalismo
Doutrina que prega haver normas gerais, mas não universais.
Um dos conceitos do generalismo é de que as regras existem, mas podem ser quebradas. A pessoa generalista é considerada também utilitarista haja visto que parte do princípio de que se algo é para a felicidade, o mesmo é permitido.
Segundo o filosofo Maquiavel, os fins justificam os meios, ou seja, vale qualquer coisa se no final houver benefícios.
Para esta doutrina uma regra pode ser boa hoje, mas pode não ser amanhã. Depende da sociedade, de como caminha o mundo, enfim depende dos rumos da sociedade.
Utilizando o cenário brasileiro para exemplifica, há alguns anis atrás, o código penal dizia que a pratica do adultério era crime. Hoje, o código penal brasileiro não menciona mais isto. Esta pratica foi capitulada como crime no artigo 240 do código penal, e revogado em 2005 pela lei 11106.
Outro exemplo é que nenhum presidente do Brasil se posicionou a favor do homoxessualismo anteriormente ao presente Lula, porém ele esteve na abertura da 1ª Conferencia nacional de GLS.
A doutrina do generalismo não serve para a igreja, visto que a mesma se baseia na bíblia e se norteia por exemplo nas seguintes passagens bíblicas:
•
Tg 1:17, Ml 3:6
Porque apesar dos tempos mudarem Deus não muda.
•
Sl 119:89, Mt 24:35
Porque a palavra de Deus permanece para sempre.
•
Jr 1:11,12
Deus não negocia os princípios de sua palavra.
Bibliografia
•
•
•
Entendendo a ética.
Disponível
em
.
Acessado em 14/07/2014.
Ética Cristã. Disponível em . Acessado em 14/07/2014.
Comentários da Ética. Disponível em . Acessado em 14/07/2014.