Genealogia
A definição mais abrangente é "estudo do parentesco". Como ciência auxiliar, desenvolve-se no âmbito da "História de Família", onde é a peça fundamental subsidiada por outras ciências, como a sociologia, a economia, a história da arte ou o direito.
É também conhecida como "ciência da História da Família" pois tem como objetivo desvendar as origens das pessoas e famílias por intermédio do levantamento sistemático de seus antepassados ou descendentes, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares.
Tal levantamento pode ser estendido aos descendentes como aos ascendentes de uma determinada figura histórica sendo muitas vezes difícil classificar os nomes de família por causa das mudanças de ortografia e pronúncia com o passar do tempo. Várias palavras antigas tinham significados diferentes na época, ou hoje em dia não são mais usadas. Muitos nomes de família dependeram da competência e discrição de quem os fez no ato do registro.
Alguns clássicos da Genealogia portuguesa disponíveis na Net:
Os Livros de Linhagens, editados por Alexandre Herculano na sua compilação Portugaliae Monumenta Historica; Biblioteca Nacional Digital.
História Genealógica da Casa Real Portuguesa, Tomo I; Tomo II; Tomo III; Tomo IV; Tomo V Tomo VI Tomo VII; Tomo VIII; Tomo IX; Tomo X; Tomo XI; Tomo XII, Parte I; Tomo XII, Parte II, de António Caetano de Sousa; Google livros.
Índice Geral dos 12 Tomos da História Genealógica e dos 6 Tomos das Provas, de António Caetano de Sousa; Google livros.
Memórias históricas, e genealógicas dos grandes de Portugal, que contém a origem, e antiguidade de suas famílias: os estados, e os nomes dos que actualmente vivem, suas árvores de costado, as alianças das casas, e os escudos de armas, que lhes competem, até o ano de 1754., de António Caetano de Sousa; Google livros.