Gen Tica
1) V V V V
2) A
3) C
4) C
5) A
6) B
7) B
8) D
9) C
10) A
Discursivas:
2) Não. Os tecidos de um mesmo organismo diferenciam-se pelas diferentes proteínas que contêm. Assim, a diferenciação dos tecidos resulta principalmente da transcrição de genes diferentes, o que naturalmente produz uma composição de RNAm qualitativamente diferente de tecido para tecido.
3) Tanto a eucromatina como a heterocromatina são regiões do DNA. Na eucromatina, que é a região menos densa, ocorre a ativação dos genes para posteriormente auxiliar na síntese de RNA. Já a heterocromatina é uma região mais densa da cromatina, os genes nessa região estão, portanto, inativos.
4) O código genético é responsável por produzir proteínas e se expressa por códons, que é uma trinca de bases nitrogenadas, que determina a posição do aminoácido durante a formação da proteína. Para um aminoácido podem existir vários códons, mas um códon só se relaciona com um aminoácido. A posição dos aminoácidos é importante para formação da proteína, pois qualquer alteração pode provar uma mutação. É universal: o código genético é o mesmo em todas as espécies. O código genético é tríplice: as quatro bases nitrogenadas se agrupam 3 a 3 formando 64 combinações, diferente para 20 tipos de aminoácidos.
5) Gene mendeliano: Gene como unidade de herança/ hereditariedade (não possui vínculo direto com uma estrutura física e/ou molecular).
Gene molecular clássico: Gene como uma sequência de DNA que codifica a produção de um polipeptídeo ou RNA (combina os aspectos: estrutural + funcional ou estrutural + funcional + informacional).
Gene estrutural e informacional: Gene como estrutura que guarda ou transmite informações, sem estabelecer correspondência com produtos funcionais.
Gene p: Gene como unidade de fenótipos (características) que pode ser propagada dentro da espécie. Ênfase na constituição de fenótipos, sem a preocupação em encontrar uma unidade específica ou o processo