Gen Tica B Sica
Anomalias Genéticas – Duplo Y (XYY)
Camila Costa
Zildeth Natividade
Duplo Y (47,XYY)
O cariótipo 47,XYY é uma anomalia genética que ocorre de erros na meiose paterna com a não-disjunção dos pares de cromossomos homólogos na meiose I ou não-disjunção das cromátides irmãs na meiose II que afeta os cromossomos sexuais.
Anomalia cromossômica sexual numérica ou seja, uma aneuploidia onde humanos do sexo masculino recebe um cromossomo Y extra.
O 47,XYY também é designada trissonomia ou
Histórico
A síndrome foi descoberta em 1961 por Sandberg, nos EUA, o portador tinha 44 anos. Estudo realizado num manicómio criminal da Escócia em 1965, por Patrícia Jacobs. Todos os doentes tinham algum comprometimento comportamental ou eram doentes mentais.
De 197 com QI abaixo do normal, 7 eram portadores de XYY, e de
119 doentes mentais, 2 eram portadores.
Por exemplo, um estudo feito com 3395 criminosos ou reclusos em manicômio, revelou 56 portadores desta síndrome, ou seja, 2%.
Outro estudo revela que cerca de 3% dos homens em penitenciárias e hospitais de doentes mentais possuem um cariótipo
47,XYY
Ocorrência
De aspecto geral é de 1 para cada 1000 nascimentos do sexo masculino.
Estudos revelam que o uso do tabaco na adolescência esta associado a um aumento na dissonomia presente no esperma ou quando a idade da mãe é avançada.
Características
Altura média 1,80
Grande número acnes
Anomalias nas genitálias
Distração
Distúrbios motores e na fala
Taxas de testosterona aumentadas
Hiperatividade
Crises de fúria na infância, imaturidade emocional dificuldade em relacionamento interpessoal e QI ligeiramente baixo do normal.
Diagnostico
O diagnóstico pós-natal geralmente coincide com uma outra queixa pode ser confirmado por análise cromossômica, revelando um cariótipo 47,XYY.
Não existe tratamento para esta anomalia
REFERÊNCIAS
Webgrafias:
http://www.ufv.br/dbg/UFMG/daniel01.htm