geleca comilona (experiencia)

445 palavras 2 páginas
Geleca comilona

Materiais necessários

Lã de aço
Cola branca
Glicerina
Corante alimentício
Solução de bórax 10% m/v
Béquer
Copinho descartável para café (50 mL)
Palito de picolé
Peneira
Ímã

Desenvolvimento :
1° passo:
Desenrole a lã de aço, coloque-a no béquer e ateie fogo. Após cessar a queima, agite a lã queimada e recolha o pó formado em uma peneira. Peneire e reserve o pó obtido.

2° passo:
Adicione um pouco de cola branca, glicerina e algumas gotas de corante a um copinho descartável. Agite com o palito de picolé. 3° passo:
Adicione o pó obtido da queima da lã de aço e misture.

4° passo:
Adicione algumas gotas de bórax ao copinho descartável e agite. Continue adicionando bórax até se alcançar a consistência desejada. A consistência ideal é aquela que você consegue manipular a geleca sem que ela fique grudada nas suas mãos.
ATENÇÃO! Se você adicionar muito bórax a geleca ficará dura.

5° passo:
Aproxime um ímã da geleca e veja o que acontece.

Explicação:
Vamos começar discutindo a formação da geleca. Inicialmente adicionamos a cola branca que é uma emulsão em água do polímero poli(acetato de vinila) ou PVA. Este polímero é formado por longas cadeias carbônicas e grupos acetato ligados a elas.
As cadeias do polímero se movimentam livremente na emulsão. Mas, percebemos que após adicionarmos o bórax ocorreu uma grande alteração na consistência do material. Isso aconteceu porque foram formadas diversas ligações que uniram as cadeias do polímero. Essas ligações são chamadas ligações cruzadas e elas mantêm as cadeias do polímero unidas impedindo que se movam livremente e, assim, percebemos o aspecto gelatinoso da geleca. O polímero assim formado é chamado reticulado porque as cadeias ficam ligadas como em uma rede. Entre as cadeias há inúmeros espaços vazios que são ocupados por moléculas de água. A glicerina foi adicionada apenas para melhorar a consistência da geleca.
E agora vamos pensar, por que a geleca

Relacionados