Gbadolite
Gbadolite foi uma vitória de diplomacia africana, foi o trilhar do caminho para alcançar a paz. Por via de dialogo a comunidade internacional assistiu o histórico aperto de mão entre o presidente da UNITA (Jonas Savimbi) e o presidente de angolano.
Implicações Internacionais
Apos a II guerra mundial as duas superpotências procuraram estender as suas influencias politicas, criando apoios diversificados aos movimentos de libertação nacional através de paísesda organização do atlantico norte ( OTAN), liderado pela EUA, e encabeçado pela URSS.
Portanto O FNLA (Frente nacional de libertação de Angola) depois a UNITA (União Total da Independência de Angola), foram apoiados pelos EUA do norte e da França. O MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) teve apoio da União das Republicas Soviéticas URSS desde a luta armada contra o colonialismo português, estreitou ainda mais os seus laços com o bloco comunista e o movimento dos países não-alinhados.
O MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) teve apoio da União das Republicas Soviéticas URSS desde a luta armada contra o colonialismo português, estreitou ainda mais os seus laços com o bloco comunista e o movimento dos países não-alinhados
Os acordos
Para manter as relações internacionais, os acordos entre os movimentos políticos e fortificar laços de amizades, era necessário assinar acordos. Os acordos de maior que marcaram história de Angola são:
Os acordos de NEW YORK
Em Março de 1988, forçou a alteração da estratégia do ocidente e Africa do sul, que optou por negociar o fim do seu envolvimento militar directo no conflito angolano. Deste modo foram concluídas os acordos de Nova Iorque em 22 de Dezembro de 1988, que permitiram a cessão das hostilidades militares entre angola e Africa do sul, a retirada das forças que ocupavam o sul de angola desde 1983 e o início da descolonização da Namíbia.