Gatifloxacina
Ensino Superior
Disciplina: Química Orgânica
Professor: Bruno Lemos
Curso: Farmácia – 2º Período Turno: Matutino
GATIFLOXACINA
Trabalho de aproveitamento de estudos da disciplina de Química Orgânica , apresentado ao
Prof.Bruno para fins de avaliação.
Novembro/2012
GATIFLOXACINA
Novembro/2012
Introdução
Este trabalho relata sobre o fármaco GATIFLOXACINA, destacando seu nome comercial, sua síntese, origem, características e curiosidades, descreve seu mecanismo de ação no organismo, suas propriedades farmacológicas, mercado consumidor, suas inovações tecnológicas e sua formula estrutural.
Desenvolvimento
As primeiras quinolonas foram utilizadas no início dos anos 60, com a introdução do ácido nalidíxico na prática clínica. No início dos anos 80, com o acréscimo de um átomo de flúor na posição 6 do anel quinolônico, surgiram as fluorquinolonas (principal representante: ciprofloxacina), com aumento do espectro, para os bacilos gram-negativos e boa atividade contra alguns cocos gram-positivos, porém, pouca ou nenhuma ação sobre Streptococcus spp., Enterococus spp. e anaeróbios.
Este foi um dos principais motivos para o desenvolvimento das novas quinolonas: levofloxacina, gatifloxacina, moxifloxacina e gemifloxacina. Recentemente, foram descritas alterações nos níveis de glicemia com o uso dessas quinolonas mais associadas com a gatifloxacina, sobretudo em pacientes idosos e diabéticos, motivo pelo qual essa quinolona foi retirada de mercado.
A GATIFLOXACINA ( nome comercial: Tequin) é uma fluoroquinolona 8-metóxi com atividade in vitro contra amplo espectro de microorganismos aeróbicos e anaeróbicos, Gram negativos e Gram positivos. A gatifloxacina é também ativa contra microorganismos atípicos clinicamente importantes. Tem um grupo 8-metóxi que demonstrou aumentar a ação bactericida, diminuir a taxa de desenvolvimento de resistência às quinolonas, e aumentar a inibição da DNA girase. A ação