GASTRONOMIA EM GANA
A gastronomia de Gana tem influências de vários países, devido á colonização do continente africano. Sua culinária inclui muitos ingredientes e formas de cozinhas adotadas dos povos que visitaram e permaneceram no continente africano, inclui grãos, vegetais, nozes e frutos do mar.
Frutas, legumes e farinha são alguns dos elementos básicos da cozinha do país. O povo de Gana também come bastante fritura, principalmente peixe, além de sopas e guisados, costumes tradicionais do país.
Um dos pratos mais tradicionais é o Fufu, um prato no qual se misturas vários tipos de alimento. Fufu é composto de bananas amassada com mandioca, farinha de trigo com leite de dendê acompanhado com um molho feito a base de amendoim ou quiabo.
*O abacate com amendoins também é muito apreciado pelos ganenses, em sua preparação utiliza-se 2 abacates sem casca, 1 colher de sopa de suco de limão, 2 colheres de sopa de amendoim sem casca, 1 colher de chá de pátrica picante, 1 colher de chá de canela da china em pó e por fim 1 colher de chá de pimenta caiena. Outro prato típico do país é o tchepo-djen feito somente com arroz, peixes e legumes. *O arroz e a batata estão presentes em todos os pratos preparados, principalmente nos guisados e grelhados. A fruta mais procurada no país é a nozes, que são na maioria das vezes preparadas com peixe defumado.
A carne é um alimento de luxo para a maioria dos ganenses. Camarão, caranguejos e peixes são mais prevalente na região Sul que faz fronteira com o Oceano Atlântico. Cabra, galinha e ovelha são reservados para feriados e ocasiões especiais. As especiarias são geralmente adicionados às refeições, proporcionando benefícios culinários e fisiológicas causando transpiração que proporciona efeitos de resfriamento do clima tropical quente. Especiarias utilizadas incluem caiena, curry, gengibre, alho, pimentão e cebola.
*Já no quesito de bebidas o que predomina é o Pito, cerveja produzida localmente, servida em vasos de cabeça