pais gana
Gana foi habitada em tempos pré-coloniais por um número de antigos reinos predominantes chamados de Akan, incluindo os povos do reino anterior chamados de império Ashanti, o Akwamu, o Akyew, o Bonoman, o Denkyira, e o Fanti.
GEOGRAFIA: O País Gana situa-se na África, alguns graus apenas a norte do Equador. Metade do país fica a menos de 152 metros acima do nível do mar, e o seu ponto mais elevado tem apenas 883m. São compostos por litorais baixos e arenosos os 537 quilômetros de costa. Onde quais se estendem planícies cobertas por vegetação de pequeno porte, interceptadas por vários rios e ribeiros, já ao norte perto da fronteira encontramos a Costa do Marfim que se estende uma faixa de floresta tropical que é interrompida por colinas densamente florestadas e muitos rios e ribeiros, conhecida como Ashanti, produz bastante cacau, minerais e madeira do país. O clima é equatorial (Gana fica na linha do equador). A faixa costeira ocidental é morna e comparativamente seca; o canto sudoeste é quente e úmido; o norte é quente e seco. Existem duas estações das chuvas no sul: Maio-Junho e Agosto-Setembro; no norte, as estações das chuvas tendem a fundir-se. Um vento quente de nordeste, o harmatão, sopra em Janeiro e Fevereiro.
Demografia: Gana tem uma população de cerca de 24 milhões de pessoas. O primeiro censo da população pós-independência, em 1960, contou cerca de 6,7 milhões de habitantes. O nativo e maior grupo étnico é Akan. 45% da população é Akan (que inclui o Fante, Akyem, Ashanti, Kwahu, Akuapem, Nzema, Bono, Acuamu, Ahanta e outros). Cerca de 28 milhões étnicas e Akan descendentes estão vivendo fora do Gana.
CULTURA: Gana fabrica e comercializa bastante um tecido conhecido como kente,