Gastronomia ds regioes
* Distrito Federal: filé de tatu, bife de capivara, pato no tucupi, carnes de sol e de jacaré. Além disso, a gastronomia do Distrito Federal também possui uma variedade de temperos que está presente em toda a região centro oeste: jurubeba, pequi, açafrão, gengibre etc.
* Goiás: Os bandeirantes trouxeram para o estado comidas típicas de outras regiões, como feijão-tropeiro, carne-seca, toucinho, e o arroz de carreteiro, que em Goiás se chama Maria Izabel. Outros pratos típicos de Goiás são: arroz com pequi, guariroba, peixe assado com creme de coco, empadão recheado com frango, tutu com linguiça, manjar branco com calda de ameixa. No estado também podemos encontrar grande variedade de pimentas, que são apreciadas pela população e pelos turistas, como é o caso da pimenta-bode. Entre as frutas, o povo goiano gosta do pequi.
* Mato Grosso: As receitas tradicionais do Mato Grosso são relativamente simples, com um preparo rápido, porém, o sabor dos pratos típicos é algo de dar água na boca. A maioria dos pratos típicos mato-grossenses utiliza carne e peixe como ingrediente principal. Um dos pratos mais conhecidos é o Mojica, feito com Pintado. Outros peixes bastante consumidos são o pacu, pacupeba, piraputanga, dourado e piabucu. O arroz com pequi também é um prato muito apreciado, que vem acompanhado com banana-da-terra, assim como toda a variedade de peixes.
* Mato Grosso do Sul: Grande parte dos pratos são feitos com carne e peixe. Assim como acontece em Mato Grosso, os peixes são consumidos com a banana-da-terra. A culinária de Mato Grosso do Sul recebeu influências gastronômicas de outros países como a Bolívia, de onde originou o salteñas, pastéis recheado com frango e depois assados. Do Paraguai veio as chipas, uma sopa muito saborosa. A população também tem o costume de beber chá gelado, e comer bolo feito com milho. Entre outros pratos estão: