Gases Tóxicos
PABLO PETERSON SANTANA DA CUNHA
Principais Gases Tóxicos
SANTANA DE PARNAÍBA
2014
PABLO PETERSON SANTANA DA CUNHA
Principais Gases Tóxicos
SANTANA DE PARNAÍBA
201
Sumário
INTRODUÇÃO
Neste trabalho contem informações sobre os gases tóxicos que podem ser classificados, segundo seus efeitos, em irritantes, asfixiantes simples e asfixiantes químicos.
Os gases irritantes são substâncias de ação local que agridem o aparelho respiratório e os olhos, e podem levar à inflamação tecidual, com risco de infecção secundária. São percebidos pelos seres humanos homem em concentrações baixas.
1. Principais Gases Tóxicos
Assim, os principais gases tóxicos são:
1. Amônia (NH3)
2. Cianeto de Hidrogênio (HCN)
3. Dióxido de Carbono (CO2)
4. Dióxido de Enxofre (SO2)
5. Gás Cloro (Cl2)
6. Monóxido de Carbono (CO)
7. Sulfeto de hidrogênio (H2S)
1.0 Amônia (NH3)
É um gás tóxico produzido a partir da decomposição bacteriana de compostos nitrogenados, como proteínas e ácido úrico, existentes nos dejetos das aves. Segundo estudos, a concentração máxima de amônia permitida na atmosfera é de 25 ppm (partes por milhão). Acima deste valor, a maioria dos seres vivos desenvolve problemas respiratórios e imunodepressão. Muito usado em ciclos de compressão (refrigeração), devido ao seu elevado calor, de vaporização e temperatura. Também é utilizado em processos de absorção em combinação com a água. A amônia e seus derivados ureia, nitrato de amônio e outros são usados na agricultura como fertilizantes. Também é componente de vários produtos de limpeza.
Outro produto importante derivado da amônia é o ácido nítrico. Em condições ambientais correntes a amônia é encontrada em estado gasoso e apresenta um odor