Gases poluentes
O efeito estufa é um fenômeno natural, ele mantém a Terra aquecida ao impedir que os raios solares sejam refletidos para os espaço e que o planeta perca seu calor, sem ele a Terra teria temperaturas medias abaixo de 10ºC negativos. O que vem ocorrendo e o aumento do efeito estufa causado pelas intensas atividades humanas esse aumento da temperatura do planeta é ocasionado pela acumulação na atmosfera de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, ozônio, óxido nitroso, óxido de azoto e os CFCs, provenientes do uso de combustíveis fósseis e processos industriais.
Diante disso podemos enfrentar consequências como a desertificação, derretimento das geleiras dos pólos do planeta, migrações em massa de pessoas, problemas na agricultura, epidemias e desastres ambientais.
2. DESENVOLVIMENTO
O Dióxido de Carbono é produzido naturalmente através da respiração, pela decomposição de plantas e animais e pelas queimadas naturais em florestas. Fontes antropogênicas ou produzidas pelo homem:queima de combustíveis fósseis, mudanças na vegetação (como o desflorestamento), queima de biomassa e a fabricação de cimento. Estas fontes antropogênicas tem contribuído totalmente para o aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera.
Metano é introduzido na atmosfera por animais como gado, insetos como cupins, culturas de arroz, aterros para lixo, mineração, extração de petróleo, etc.
Clorofluorcarbonos é um grupo de componentes produzidos pelo homem, feitos de cloro, flúor e carbono. A produção começou na década de 30 com o avanço da refrigeração, e antes da segunda guerra mundial, seu uso era limitado. Desde então eles vem sendo intensamente utilizados como componentes na produção de aerossóis, de espuma, na indústria de ar condicionado e em várias outras aplicações.
Óxido nitroso é introduzido na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis e biomassas, por processos de fertilização de solos.
O ozônio existe naturalmente na estratosfera pela