Gases Família 16 e 17
Gases – Família 16 e 17
Mogi das Cruzes
Agosto 2013
Introdução
Oxigênio - O oxigénio é o elemento químico de número atómico 8 que constitui cerca da quinta parte do ar atmosférico terrestre na sua forma molecular O2. Nesta forma molecular que é composta por dois átomos deste elemento, o oxigénio é um gás.
O oxigénio é um elemento chave da química orgânica, ao fazer parte da água (H2O), dos óxidos, dos seres vivos e de quase todos os ácidos e de todas as substâncias orgânicas. Trata-se de um gás incolor, inodoro e insípido, que é muito reativo e que é essencial para a respiração.
Enxofre - Este não metal tem uma coloração amarela, mole, frágil, leve, desprende um odor característico de ovo podre ao misturar-se com o Hidrogênio, e arde com chama azulada formando SO2. É insolúvel em água, parcialmente solúvel em álcool etílico, porém se dissolve em Dissulfeto de Carbono e em Tolueno aquecido (cerca de 20g/100mL a 95ºC e menos de 2g/100mL a 20ºC). É multivalente e apresenta como estados de oxidação mais comuns os valores -2, +2, +4 e +6.
Em todos os estados, sólido, líquido e gasoso apresenta formas alotrópicas cujas relações não são completamente conhecidas. A estrutura cristalina mais comuns são o octaedro ortorrômbico (enxofre α) e o prisma monoclínico ( enxofre β ) sendo a temperatura de transição de 95,5 °C; em ambos os casos o enxofre se encontra formando moléculas S8 na forma de anel. As diferentes disposições destas moléculas é que produzem as diferentes estruturas cristalinas. À temperatura ambiente, a transformação de enxofre monoclínico em ortorrômbico, mais estável, é muito lenta.
Objetivo
Preparação e identificação do Sulfeto de Hidrogênio e formação de Enxofre e Dióxido de Enxofre a partir do Tiossulfato de Sódio.
Materiais e métodos
Materiais: Tubos de ensaio, papel tornassol azul, papel de filtro.
Reagentes: FeS, HCl 1