gas natural no espirito santo
Gás Natural é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos formados a partir da decomposição de materiais orgânicos que são acumulados em rochas durante milhares de anos. Neste processo de decomposição atuam microorganismos de forma anaeróbica. Sua composição abrange do metano ao hexano, sendo o metano o principal componente. Apresenta, também, pequenas quantidades de componentes diluentes, como o nitrogênio e o vapor d'água, e contaminantes (gás sulfídrico e dióxido de carbono).
O gás natural é mais leve do que o ar. Não tem cheiro (o cheiro que sentimos é artificial, adicionado pelas companhias de gás para identificar um possível vazamento) e a sua combustão fornece de 8.000 a 10.000 kcal/m³. O gás produzido é o resultado da composição de três partes. Uma parte é proveniente dos hidrocarbonetos que, nas condições de temperatura e pressão do reservatório, já se encontram no estado gasoso chamado gás livre. A segunda parte é o gás que sai de solução do óleo, isto é, os hidrocarbonetos que se encontram dissolvidos no óleo nas condições do reservatório e se vaporizam quando a mistura é levada para as condições de superfície. A terceira parte é o gás que se encontra dissolvido na água nas condições do reservatório. Normalmente essa parcela é desprezível, não entrando nos cálculos das produções.
O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP - gás de cozinha) é diferente do gás natural. Embora possam ter alguns usos semelhantes, como nos fogões, são provenientes de diferentes processos. O gás natural é extraído diretamente dos reservatórios de petróleo. Enquanto o GLP é uma das frações mais leves do petróleo que passa por processos de refino e estocagem, sua queima é muito limpa, com baixíssima emissão de poluentes, vem daí sua utilização em ambientes fechados, como na cozinha da sua casa, ou em aplicações industriais sensíveis a poluentes, como na fabricação de vidros, cerâmicas e alimentos. Em condições atmosféricas normais, ele é encontrado na forma gasosa,