Gardner na Educação do Semiárido
PRÓ-REITORIA DO ESTADO DA BAHIA E PÓS-GRADUAÇÃO – PPG
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCH-III
LUCAS CLEBER SOUZA DE BRITO
O ENSINO DA GEOGRAFIA RELACIONADO À TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE HOWARD GARDNER NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
Anteprojeto de pesquisa de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos.
Linha de Pesquisa: Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido.
JUAZEIRO – BAHIA
2013
1. INTRODUÇÃO À PROBLEMATIZAÇÃO
A educação básica do semiárido nordestino trabalha de forma contextualizada? Qual a importância do estudo das inteligências múltiplas no ensino da geografia semiárida? A contextualização do ensino geográfico regional pode ser mais proveitosa quando o ensino-aprendizagem associa os conhecimentos com a realidade social do educando, e por meio das habilidades o ensino da geografia local estimulará o desenvolvimento das inteligências em sala de aula. A escola contemporânea tem a necessidade de buscar estratégias sólidas a fim de promover um conhecimento contextualizado que saia da esfera restritamente teórica e distante da vivência do aluno, para um método que envolva os aspectos afetivos, significativos e intrínsecos de cada criança e jovem. Contextualizar é pôr o conhecimento à realidade do semiárido e também ao estímulo das habilidades. A LDB 9.394/96 explicita no artigo 28° o ensino do cotidiano, das experiências vividas e aborda um conhecimento que ganhe significado vinculado às particularidades dos alunos, no caso desse estudo, às habilidades descritas por Gardner. Diante dessa realidade, esse estudo pretende ressaltar a importância das inteligências múltiplas de Howard Gardner, identificar a teoria fundamentada pelo autor e relacionar didaticamente com o ensino no contexto geográfico, social, ambiental e cultural do semiárido brasileiro.
2.