galileu e a engenharia
CAMPUS DO MUCURI
INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA
ENGENHARIA CIVIL
RODRIGO SILVA COLARES
GALILEU GALILEI E A ENGENHARIA CIVIL
Teófilo Otoni - MG
2014
RODRIGO SILVA COLARES
GALILEU GALILEI E A ENGENHARIA CIVIL
Dissertação apresentada na disciplina TAS505: Filosofia e Ética da Ciência do mestrado em Tecnologia, Ambiente e Sociedade da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Orientador:
Prof. Dr. Antônio de Pádua Magalhães
Prof. Dr. Altamir Fernandes de Oliveira
Teófilo Otoni
2014
GALILEU GALILEI E A ENGENHARIA CIVIL
Rodrigo Silva Colares1
Como descrever a sensação de Galileu, quando em 22 de junho de 1633 foi obrigado, vestindo roupas de penitente, no Convento de Santa Maria sobre Minerva, a recitar publicamente e assinar a renúncia: Eu, Galileu, filho de Vicente Galilei de Florença, com a idade de 70 anos,... juro que sempre acreditei, acredito agora e com ajuda de Deus acreditarei no futuro em tudo que sustenta, ensina e prega a Santa Igreja Católica e Apostólica. Mas por ter eu – após ter sido com preceito por este Santo Ofício intimado juridicamente a que deixasse completamente a falsa opinião de que o Sol seja o centro do mundo e que não se mova, e de que a Terra não esteja no centro e que se mova; e a que não tivesse, defendesse, nem ensinasse de qualquer modo, nem por voz, nem por escrito, a falsa doutrina referida; e após ter sido notificado de que esta doutrina é contraria às Sagradas Escrituras...(Pablo Rubén Mariconda)
Galileu publicou em 21 de fevereiro de 1632 o livro Dialogo sopra i Due Massimi Del Mondo (Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo). Nesta obra, o autor critica os princípios fundamentais da Física aristotélica e os fundamentos da teoria ptolomaica voltados para a teologia. Porém, apresentar defesas ao sistema