Galileu Galilei
Galileu Galilei nasceu em 15 de novembro de fevereiro de 1564 na cidade de Pisa, Itália. Seus pais se chamavam Vicenzo Galilei e Giulia Ammannati.
Em 1581 iniciou os seus estudos de Medicina na Universidade de Pisa. A orientação escolástico-galênica do ensino médio de Pisa, não satisfez as esperanças do jovem Galileu que abandonou os estudos médicos em Pisa e transferiu-se para Florença onde, sob a orientação de Ostílio Ricci, professor de matemática na Escola de Belas Artes, começou a descobrir o sentido das suas inclinações. Ostílio ofereceu a Galileu as obras de Arquimedes. Foi durante está época que Galileu realizou os seus trabalhos sobre o isocronismo das oscilações pendulares.
Galileu era generoso. Quando, em 1591, sua irmã Virgínia contraiu matrimonio, Galileu deu-lhe muitos presentes e chegou até a comprometer-se a dar-lhe o dote. Recebia 180 florins anuais, por ensinar Geometria, Astronomia, Engenharia Militar, enquanto um professor de Filosofia ganhava 200 florins, Mais tarde, voltou a fazer o mesmo contrato com sua irmã Lídia, aumentando suas dividas.
Nas suas obras, Galileu foi sempre em escritor; foi um gramático engenho agudo e de bom gosto. Adorava a simplicidade, a clareza, a propriedade e a ordem. No campo cientifico, Galileu não seria escritor, se não sentisse a irresistível necessidade de se exprimir,de ceder perante o gênio de sua inspiração.
Atividade Científica
Seus progressos científicos, foi nomeado em 1592 professor da cátedra de Matemática da Universidade de Pádua, considerada na época a melhor da Europa. Durante 18 anos regeu está cátedra. Nessa época surgiram os telescópios na Holanda. Galileu aperfeiçoou seu próprio telescópio e foi o primeiro a observar as manchas solares, os quatro satélites de Júpiter e as fases de Vênus. Suas descobertas foram publicadas em seu livro em latim “Sidereus Nuncius” (O Mensageiro das Estrelas) em 1610.
Sua preferência pelo sistema heliocêntrico foi-se sedimentando lentamente em