Gaiola De Faraday
Trabalho de Fisíca
Gaiola de Faraday foi um experimento conduzido por Michael Faraday para provar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora.
Em seu experimento foi utilizada uma gaiola metálica, que era eletrificada e um corpo dentro da gaiola poderia permanecer lá, isolado e sem levar nenhuma descarga elétrica.
Quem foi ele?
Michael Faraday viveu entre os anos de 1791 e 1867. Tinha origem humilde e teve que encerrar os estudos aos 13 anos para trabalhar. Por sorte, foi empregado como encadernador e aproveitou para ler os livros que encadernava.
Partindo dessa oportunidade, Faraday tornou-se o maior cientista experimental do século XIX, trazendo diversas contribuições importantes na química e principalmente na física, como a descoberta da indução eletromagnética e a invenção do motor elétrico. Suas invenções pavimentaram o caminho da segunda revolução industrial. Por isso, mesmo sem nunca ter sentado em um banco universitário, Faraday recebeu o diploma honorário da Universidade de Oxford, em 1832.
Ao longo do ano de 1803, Michael Faraday executou experiências com corpos condutores com cavidades internas (ocos). Observou que mesmo quando eletrizados com elevados potenciais elétricos, o interior da cavidade dos condutores permanecia neutro, não sofrendo os efeitos elétricos, que ficavam restritos à superfície.
Colocando um equipamento sensível à eletricidade chamado eletroscópio no interior dos condutores ocos, percebeu que estes nada acusavam: a eletricidade não chegava ao interior da cavidade. A superfície condutora proporcionava uma blindagem eletrostática.
Por que isso ocorre?
Suponha que um corpo condutor atritado em uma determinada região de sua superfície, adquirindo uma carga negativa. Evidentemente, esta carga aparece na região que foi atritada.
Entretanto, estas cargas, constituídas por um