trabalho virginia
Hildete Martins Moreira
Jacira de Oliveira Mendes 13.1.9093
Vagner Ferreira 13.1.3280
Zulmira Maria Fialho 13.1.9106
Atividade Avaliativa
Livro: “Ditadura e Serviço Social: Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64”
Netto, José Paulo (2009) cap 1
Universidade Federal de ouro Preto
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
DECSO: Curso de Serviço Social
Disciplina: Fundamentos do Serviço Social III
Docente: Virginia Alves Carrara
2º semestre / 2014
No período analisado por Netto (2009) ocorreu à reorganização do Estado, de acordo com as exigências do grande capital monopolista, o que acarretou, por sua vez, uma substantiva modificação tanto na prática quanto na formação dos assistentes sociais. Caracterize este período com destaque para: o padrão modelo de desenvolvimento social e econômico adotado e o papel dado à educação superior, enfim ao sistema educacional.
De acordo com o período tratado no capítulo 1: “A autocracia burguesa e o “mundo da cultura” da obra Ditadura e Serviço Social, Netto (2009) aponta que o Brasil passava por uma grande turbulência política, uma vez que os Estados Unidos impunham sua hegemonia através da força de sua política imperialista. Vale ressaltar que nesse contexto o mundo encontrava-se em plena Guerra Fria e para conter o avanço do socialismo os Estados Unidos trataram de reagir apoiando e promovendo regimes ditatoriais em todo o continente sul americano, entre eles o Brasil.
Os centros imperialistas, sob a hegemonia norte-americana, patrocinaram especialmente no curso dos anos 1970, uma contrarrevolução preventiva em escala mundial. No Brasil, resultou na Ditadura Militar com início em abril de 1964. Devemos pensar também nas particulares históricas, que levou ao golpe no país.
O caráter de desenvolvimento capitalista no Brasil foi atípico em relação a sua evolução euro-ocidental, que sem realizar transformações estruturais, muito precocemente engendrou o monopólio. As formas