Gaga
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM PSICOLOGIA
JORGE THIAGO DOS ANJOS FRANÇA
HOMENS INVISÍVEIS
Fichamento apresentado no curso de Psicologia da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina de Sociologia sob orientação da professora Luciana Galante.
Paripiranga
SETEMBRO de 2013
REFERÊNCIA:
COSTA, Fernando Braga da. Homens Invisíveis: Relatos de uma humilhação Social. São Paulo: Globo, 2004.
RESUMO:
Essa é a história sobre um psicólogo que passou oito anos trabalhando como gari para estudar sobre invisibilidade pública, uma percepção humana relacionada à divisão social do trabalho, onde percebe um pensamento mecanicista ou seja , somente a função e não a pessoa. O livro aborda diferentes temas , entre eles o um dos protagonistas : A Invisibilidade Social, que por sua vez é um assunto que relaciona à forma como são vistos os trabalhadores de profissões desprovidas de status social.
Capítulo 1
“Introdução”
“O ofício de gari parece acentuadamente atravessado por um fenômeno de gênese e expressão intersubjetivas: A invisibilidade publica – espécie de desaparecimento psicossocial de um homem no meio de outros homens (...) ” ( P. 57 )
“Eu era um uniforme que perambulava: estava invisível , Antônio estava invisível. Saindo do prédio , estava inquieto ; era perturbadora a anestesia dos outros , a percepção social neutralizada.” (P. 58 )
“A humilhação social apresenta-se como um fenômeno histórico , construído e reconstruído ao longo de muitos séculos , e determinante do cotidiano dos individuo das classes pobres (...)” ( P. 63 )
Parecer :
No primeiro capitulo o autor fala dos reais motivos que o incentivavam a seguir em frente nessa fase experimental , levando – o até o fim dessa decisão , e vai contando por partes como uma linha do tempo toda a história não poupando o leitor dos mínimos detalhes.
Capitulo 2
“O lugar”