Gafisa
ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. (nova denominação do ITAÚ UNIBANCO BANCO MÚLTIPLO S.A.)
POLÍTICA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA
Objetivo
Esta Política de Governança Corporativa (Política) consolida os princípios e práticas de Governança Corporativa adotados pelo Itaú Unibanco Holding S.A. (Itaú Unibanco).
Governança Corporativa envolve a direção e o monitoramento dos relacionamentos entre a Companhia, o Conselho de Administração e os Comitês a ele relacionados, inclusive o Comitê de Auditoria, a Diretoria, a Auditoria Independente, o Conselho Fiscal, os seus Acionistas e o Mercado. As boas práticas de Governança Corporativa agregam valor à sociedade, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua perenidade.
O princípio fundamental sobre o qual se assenta a Política do Itaú Unibanco é a busca de excelência em Governança Corporativa, com vista a fortalecer e criar as melhores condições para o seu desenvolvimento e o de suas subsidiárias.
A Política faz remissões ao Estatuto Social, aos Regimentos Internos do Conselho de Administração e demais órgãos estatutários e Comitês, ao Código de Ética e outros regulamentos internos do Itaú Unibanco, de forma a refletir e consolidar as estruturas existentes para a proteção dos interesses dos acionistas e do mercado, balizadoras da gestão da companhia.
Ambiente Regulatório e Auto-regulatório
O Itaú Unibanco é instituição financeira de capital aberto. Suas ações são negociadas em três bolsas de valores: Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA), Bolsa de Comércio de Buenos Aires (BCBA) e Bolsa de Valores de Nova Iorque (New York Stock Exchange) (NYSE). Nestas últimas, a negociação ocorre por meio de certificados de depósito de ações (ADRs na NYSE e CEDARs na (BCBA).
Como instituição financeira, se sujeita às normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) e às normas e fiscalização do Banco Central do Brasil.
Como sociedade de capital aberto, com ações negociadas nas