Gabriela
Nome: Gabriel Freitas Klein nº: 18 1º ano B
Data de Entrega: 26/08/2011
Disciplina: Português
Professor (a): Dalmir
Inocência
Análise da obra:
Visconde de Taunay começa a história falando sobre a região do Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Ele mostra Cirino que é levado para a casa de Pereira e lá conhece Inocência, uma jovem menina que estava prometida para Manecão, um rapaz da cidade que estava viajando e arrumando a papelada do casamento, depois de apresentar o local e os personagens o autor da início ao desenvolvimento da história que inicia-se quando Cirino começa a medicar e se envolver com Inocência, ocorrendo também a chegada do naturalista Meyer e de seu ajudante.
A complicação da mesma vem logo a seguir quando Cirino beija rapidamente a mão de Inocência e começa a demonstrar certo sentimento por ela, e esse sentimento é correspondido no momento em que eles se encontram escondidos a noite.
Porém Manecão fica sabendo do envolvimento dos dois e é ai que ocorre o clímax, quando Cirino na estrada discute com Manecão e leva um tiro a queima roupa, assim morrendo.
Após esse acontecimento o desfecho da história se dá quando o naturalista Meyer é premiado pela descoberta de uma espécie de borboleta rara, após a premiação o leitor descobre que dois anos antes da premiação Inocência havia morrido.
Estrutura Narrativa:
- Manipulação: Nesta história, o amor que manipula cada ação do homem, ele a conheceu, pois ela estava doente e ai se apaixonou por ela a primeira vista e esse amor foi correspondido, e os dois no final acabam morrem por causa desse amor.
- Competência: Cirino conseguiu fazer com que Inocência se apaixonasse por ele, e ele tinha que ser capaz de correr atrás daquilo que o faria feliz, que era ficar com Inocência porém Manecão não deixou e matou Cirino portanto ele não consegui ser competente em realizar o que ele queria que era viver com Inocência.
- Desempenho: é quando Cirino