Gabriel Oliveira Reis
Título da Proposta: Estratégias para avaliação de consumo de energia em Redes de Sensores Sem Fio.
Aluno(s): Gabriel Oliveira Reis
Telefone(s): (42) 3086-2112 e-mail: reis.gabriel93@gmail.com
Orientador desejado: Tânia Lúcia Monteiro
1. Introdução
Nós sensores nada mais são do que dispositivos eletrônicos de pequeno porte, com baixo processamento de dados que servem para monitorar algum evento, assim como um sensor comum. Estes nós são colocados em locais pré-determinados a fim de coletar os dados e enviar para uma matriz (HOWITT; WANG, 2004).
Em aplicações tradicionais de redes de sensores sem fio (RSSF), o consumo de energia de cada um dos nós é um dos atributos fundamentais durante a aplicação e o envio dos dados coletados pelos nós demanda um alto custo energético. Por isso, apenas nós especiais denominados nós synk ficam responsáveis para transmitir estas informações para um software da aplicação (AKYILDIZ et al., 2002). Estes nós especiais são mais potentes do que os outros nós comuns de uma RSSF.
Assim sendo, em uma rede tradicional, temos vários nós responsáveis por coletar dados e os transmitirem para os nós synk que enviarão para um aparelho analisá-los. Estes nós formam um grafo conexo onde é necessária a realização de diversos saltos entre os nós para que a informação coletada em um determinado nó consiga chegar até o nó synk.
Na literatura, as formas mais tradicionais para modelar o grafo e percorrer os nós são utilizando algoritmos de busca em profundidade e busca em largura (HUSSAIN, 2007). Busca em profundidade percorre primeiramente todos os filhos de um dado nó antes de percorrer os filhos de um nó adjacente sendo recomendável quando os nós possuem poucos filhos. Já busca em largura percorre primeiramente todos os nós filhos antes de percorrer os nós netos de um determinado nó no grafo.
Como em uma RSSF os nós tendem a estar aleatoriamente espalhados e é necessário que o nó synk esteja a