gabarito lista hidrostatica
7 HIDROLOGIA DO SOLO
7.1 Infiltração no contexto do ciclo hidrológico
Infiltração de água no solo refere-se à passagem de água através de sua superfície, proveniente da chuva ou água de irrigação. Em termos do ciclo hidrológico, a infiltração consiste de uma parcela fundamental, uma vez que a mesma governa processos importantes do ponto de vista ambiental, destacando-se a geração do escoamento superficial direto, o qual produz efeitos negativos para o manejo da bacia, com perdas de água e transporte de sedimentos (solo agricultável, insumos agrícolas, como adubos, corretivos, pesticidas e outros), com conseqüências negativas para a agricultura e meio ambiente. Por outro lado, a infiltração promove preenchimento dos poros do solo pela água e fica retida na matriz do solo, a qual pode ser utilizada pelas plantas bem como recarga de aqüíferos, sendo esta função de suma importância para regularização e perenização de rios. A abordagem deste capítulo está associada a estes aspectos hidrológicos.
Vários fatores influem no comportamento da infiltração, com destaque para o manejo do solo nas atividades agrícolas e atributos pedogenéticos (físicos, químicos e processo de formação), influenciadas pelo material de origem e intemperismo, principalmente nas regiões tropicais. Assim, destacam-se:
· Porosidade: refere-se aos espaços vazios do solo, havendo distribuição dos poros em macro e microporos, de acordo com a textura e estrutura do solo. A porosidade caracteriza o comportamento da umidade do solo e por sua vez, a energia disponível para infiltração (fluxo de água no meio poroso), além do processo de redistribuição da água no perfil do solo.
· Estrutura: a estrutura do solo compreende a distribuição de partículas no perfil, sendo caracterizada, além do material de origem, pelo intemperismo, e em solos tropicais, governam grande parte dos processos físico-hídricos (retenção de água e fluxos subterrâneos).
·