ètica
Aluno 1:_______________________________________________RA______________
Aluno 2:_______________________________________________RA______________
Aluno 3:_______________________________________________RA______________
Aluno 4:_______________________________________________RA______________
Aluno 5:_______________________________________________RA______________
Caso para estudo – Escola Base
Fonte: MAGALHÃES, Thélio de. “donos da Escola Base ganham indenização. O Etsado e S. Paulo, 2/12/99; CARVALHO, Mariana. “Acusados vivem cinco anos de Traumas”. Folha de S. Paulo, 10/10/99; Folha de S. Paulo, 2/12/99, 11/12/94, 18/12/94, 19/12/94; TAGLIAFERRI, Mauro. “Estado terá que pagar a donos da Escola Base”, Folha de S. Paulo, 10/12/96.
Basta Citar o famoso caso da Escola Base, no bairro da Aclimação na capital de São Paulo, em março de 1994, quando os donos do estabelecimento foram acusados, de maneira infundada, de estarem envolvidos em práticas de abuso sexual de crianças.
Baseado num único laudo que indicava que uma criança poderia ter sofrido abuso, porque tinha pequenas lesões no ânus, o delegado que apurava o caso (interrogando crianças sem auxílio de psicólogos) prendeu os pais de um aluno e indiciou as duas donas da escola e seus maridos.
Mesmo sem provas concretas, o delegado e duas mães de alunos passaram informações à mídia que as divulgou sem a prévia apuração da veracidade dos fatos. Em razão da exploração sensacionalista das denúncias, a repercussão foi devastadora. Os acusados chegaram a temer linchamento, apesar de se declararem inocentes.
Diante da fragilidade das provas, a justiça mandou outro delegado assumir o inquérito. Três meses depois, as novas investigações provaram que tudo não passou de uma série de erros das mães, do delegado e da imprensa, que noticiou a versão que lhe foi passada sem questioná-la, chegando até a incentivar a violência física contra os