Fósforo
BELO HORIZONTE
2011
1. INTRODUÇÃO
O fósforo, elemento encontrado em certa abundância no globo terrestre, biologicamente indispensável para organismo de vários seres vivos, inclusive o homem, e reativo com diversos compostos importantes, é um mineral não metálico, que não é encontra livre na natureza e pelo seu desempenho na vida animal ou vegetal não tem substituto e nem reposição. Em relação ao seu papel biológico, o fósforo encontra-se nos organismos vivos em combinação oxigenada, o anidrido P2O5 é suporte de diversas reações metabólicas. Sua presença, em níveis adequados, como suporte dos compostos de cálcio é essencial para os ossos.
O fósforo não é encontrado em sua forma livre na natureza, apenas em combinações como os fosfatos, que representa 0,12% da composição da crosta terrestre. As matérias-primas das quais se extrai o fósforo são os fosfatos de metais alcalino-terrosos encontrados em depósitos de rochas de fosfato.
Os fosfatos não são substancias inorgânicas simples, conforme se pensava há tempos atrás, seu estudo tornou-se um ramo na química, seus compostos possuem propriedades únicas, devido à importância do fósforo nos processos bioquímicos, no seqüestro de cátions metálicos, da capacidade de formarem complexos e na versatilidade de formação de polímeros orgânicos e inorgânicos.
Minérios de fósforo
Na natureza o fósforo é encontrado na forma de fosfato, geralmente ligados a outros elementos, em rochas de depósitos de origens sedimentares, ígneos e biogenéticos. Os depósitos sedimentares e ígneos são os mais importantes economicamente, já os depósitos biogenéticos são concentrações orgânicas nitrogenadas, constituída pelos dejetos de aves, e tem menos importância econômica.
A maioria dos minérios de fósforo dessas rochas pertencem ao grupo da apatita (Ca5(F, Cl, OH)(PO4)3) que é um fosfato cristalino de cálcio com flúor, de cor variável e brilho vítreo, com teor de P2O5 de