fórum social mundial
Porto Alegre passou a sediar o Fórum Social Mundial em 2001, com edições também realizadas em 2002, 2003 e 2005. Ao renovar sua vocação cidadã, incentivando ações de cuidado com a cidade e respeito às diferenças, Porto Alegre buscava ser sede permanente da edição centralizada do FSM, Fórum Social Mundial, e do Acampamento Intercontinental da Juventude, com o apoio de entidades organizadoras e participantes. Sua influencia para sociedade baseia-se na “Um outro mundo possível”..
Sem preconceito, racismo;
Com direitos iguais; http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Movimentos-Sociais/Os-10-objetivos-de-acao-para-o-Forum-Social-Mundial-2009/2/14078 Nos fóruns, construímos alianças políticas e estratégias com outros movimentos sociais que também fazem o enfrentamentos ao capitalismo globalizado, ao imperialismo, ao racismo e ao patriarcado, e tornamos pública a nossa resistência e alternativas através de manifestações de rua, educação popular e da construção coletiva de novas formas de expressão. Construímos alianças porque sabemos que para eliminar as causas da pobreza e da violência contra as mulheres é necessário alterar a correlação de forças que sustentam a ordem hegemônica. E, para isso, é preciso um grande movimento dos movimentos. Neste sentido buscamos construir uma agenda convergente e ações comuns no espaço das Assembléias de Movimentos Sociais.
O Forum Social Mundial surgiu para contrapor o Fórum Econômico Mundial, que tem como objetivo “melhorar a situação do mundo” .
COMENTARIO: mobilizando líderes empresariais, políticos e a sociedade E DISCUTEM VARIOS DESAFIOS GLOBAIS.
Objetivo do Fórum Social Mundial
O principal objetivo do Fórum Social Temático 2014,” Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental”
COMENTARIO: era manter viva e acessa a agenda anti-Davos gritando ao mundo de forma clara que somos contra o modelo capitalista vigente que financia guerras, gera