Físico quimica
CCEN – CENTRO DE CIÊNCIAS EXTAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
PROFETO 1 – DETERMINAÇÃO DA ENTALPIA DE VAPORIZAÇÃO DO TETRACLORETO DE CARBONO
DISCIPLINA: FÍSICO – QUÍMICA II – EXPERIMENTAL
PROFESSORA: CLAUDIA BRAGA
ALUNA: SAMARA RAQUEL PEREIRA DE MOURA
MATRICULA: 10911464
20/04/2012
DESENVOLVIMENTO
1. Procurar na literatura alguns métodos para a determinação de pressões de vapor de líquidos.
O método mais usado para determinar pressões de vapor de liquido é o isoteniscópio, mas encontrei outro. Por cromatografia gasosa.
O método apresenta vantagens em relação a outros métodos, quanto à rapidez de análise, quantidade e repetibilidade das amostras. Para as determinações das pressões de vapor destes compostos requer-se o conhecimento da temperatura normal de ebulição, ou temperatura de fusão e das pressões de vapor dos homólogos dos compostos analisados.
2. Consultar manuais de laboratório de Físico-química e descrever o método do isoteniscópio na determinação de pressões de vapor de líquidos.
Neste método o liquido é colocado num recipiente e aquecido até uma determinada temperatura. Em seguida faz-se vácuo parcial no recipiente até se observar o equilíbrio líquido/vapor no tubo em U, enquanto a pressão de vapor no equilíbrio é medida num manômetro de mercúrio acoplado ao sistema. A pressão lida no manômetro é igual à pressão de vapor subtraída da atmosférica. 3. Derivar a equação de Clausis-Clapeyron a partir do equilíbrio líquido-vapor, justificando todas as passagens.
Qualquer líquido (e até mesmo sólidos ), seja ele volátil ou não, possui certa tendência de escape de moléculas para a fase vapor. Por isto é possível o secar de roupas seja no inverno ou no verão. Obviamente como no verão a temperatura é mais elevada a secagem é mais rápida. Este fenômeno é chamado de evaporação. Quando a evaporação acontece em um recipiente fechado, o líquido evapora até certo ponto em que