física
O gerador abastece energicamente o circuito elétrico, aumentando a energia elétrica dos portadores de carga elétrica que o atravessam.
Quando uma corrente elétrica atravessa um gerador, ela encontra uma resistência por parte dos condutores que constituem o gerador. Esta resistência é denominada resistência interna do gerador e é indicada por r.
Tipos de geradores elétricos:
Gerador ideal - É aquele cuja resistência interna é nula (r = 0). O gerador ideal fornece aos portadores de carga elétrica que o atravessam toda a energia elétrica gerada.
R = 0 e U = E
Gerador real - É aquele cuja resistência interna não é nula (r ≠ 0). A tensão elétrica (u) entre os pólos de um gerador real é menor do que E, devido à perda de tensão na resitência interna (r), dada pelo produto (r.i).
U = E - r . i
Gerador em curto-circuito - Está em curto-circuito quando seus pólos são ligados por um fio de resistência elétrica nula. Nessas condições a d.d.p U entre os pólos A e B do gerador é nula, pois o fio tem resistência elétrica nula. A corrente elétrica que atravessa o gerador é denominada corrente de curto-circuito (Icc) e é a mais intensa possível.
U = 0 em U = E - r . i, tiramos icc: U = E - r.i | 0 = E - r . icc icc=E/r Gerador em circuito aberto - Um gerador está em circuito aberto quando não alimenta nenhum circuito externo. Veja: i = 0 e U=E.
os geradores elétricos transformam qualquer tipo de energia em essencialmente energia elétrica,: Geradores elétricos
Geradores – São dispositivos destinados a manter uma diferença de potencial entre os dois pontos aos quais estão ligados; têm como função básica aumentar a energia potencial das cargas que os atravessam.
Exemplos: baterias e pilhas.
O gerador elétrico é um dispositivo que transforma qualquer tipo de energia em energia elétrica. Numa pilha, por